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A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL Parte ll

A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL Parte ll

A Transformação Digital na estratégia das Empresas

               Muitas empresas já começam a compreender e aceitar a Transformação Digital como um passo essencial ao desenvolvimento e crescimento do seu negócio.

               A Transformação Digital, como qualquer transformação nas empresas, encontra-se nas mãos de quem tem o poder de tomar decisões – O Empresário. E como qualquer empresa que ruma ao sucesso, tal deve-se à capacidade visionária do Empresário em perceber que a Transformação Digital é uma condição essencial para a esse mesmo sucesso.

               Mas a Transformação Digital vai muito mais além que um Website ou uma presença nas Redes Sociais.

               Assim sendo, estas são as vertentes fundamentais da Transformação Digital na estratégia da Empresa:

               1. A Transformação Digital no modelo de negócio

               2. A Transformação Digital nos processo internos

               3. A Transformação Digital na relação com os clientes

               Detalhando:

               1. A Transformação Digital no modelo de negócio

               O modelo de negócio, em meu entender, não deve ser algo hermético e fechado, onde um dado dia o Empreendedor o desenhou e passados os anos continua, teimosamente, a cumprir.

               O modelo de negócio é algo que deverá sendo ajustado às necessidades do mercado. Isto, se pretendemos ter uma empresa que responda às necessidades dos seus clientes. E é aqui que a Transformação Digital contribui fortemente para ajustar o modelo de negócio beneficiando dos avanços tecnológicos.

               Há medida que vai maximizando os dados e informações sobre o comportamento dos clientes, o Empresário pode, finalmente, tomar decisões que o ajudem a prestar uma melhor experiência aos seus clientes.

               É esta adaptação do digital à empresa, que beneficia o modelo de negócio “tradicional”, proporcionando um conjunto de dados e informação de maior qualidade e em tempo real que ajude efetivamente o Empresário nas suas decisões.

               2. A Transformação Digital nos processos internos

               A Tecnologia é como uma lupa. Amplia e amplifica tudo.

               Se tivermos os processos internos devidamente mapeados, a Tecnologia só vai tornar a empresa mais eficiente fruto desse mapeamento.

               Se tivermos os processos internos “desmapeados”, a Tecnologia só vai tornar a empresa num caos.

               Assim, a Transformação Digital nos processos internos é uma das primeiras preocupações que o Empresário deverá terem conta ao iniciar a digitalização / desmaterialização da sua empresa.

               E aqui chegados, antes de avançar com a utilização de ferramentas de gestão como CRMs, ERPs, Arquivos Digitais, Marketing Digital, etc., destaco a necessidade de se proceder ao mapeamento e a otimização das metodologias de trabalho e dos processos internos e a respetiva gestão e formação dos recursos humanos.

               3. A Transformação Digital na relação com os clientes

               Recolha toda a informação possível do cliente, ou potencial cliente, ao longo de todo o seu processo comercial e de vendas. Ou seja, ao longo de toda a sua jornada.

               A Transformação Digital permite fazer este acompanhamento e recolha da informação em todas as fases, até ao momento de ser cliente.

               Tendo cada negócio, ou área de negócio, a sua especificidade, com targets, volumes de negócio e objetivos diferentes, é fundamental que exista um processo de recolha e descodificação destas “diferenças”.

               Por cada interação que temos com um potencial cliente, e não recolhemos e organizamos os dados dessa interação, estamos a perder uma oportunidade enorme de recolher informação que ajude o Empresário a traçar o perfil dos seus clientes, quais os seus problemas efetivos e que soluções procuram.

               A recolha e processamento desta informação, através da Transformação Digital, é relevante para a definição de novas abordagens comerciais, mais personalizadas e com maior probabilidade de conversão.

               Perspetivando o relacionamento com os clientes através da Transformação Digital tendo em conta as suas reais necessidades, é a uma forma de enriquecer a proposta de valor da empresa.

               Espero que este artigo tenha sido útil e possa ter contribuído para a Transformação Digital da sua Empresa.

No próximo, irei abordar a Transformação Digital no Marketing.

Autor do Artigo

Paulo Arrojado Oliveira
Chief Marketing & Sales
https://www.linkedin.com/in/pauloarrojado/

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