< Voltar

Como ter uma gestão de fornecedores eficaz

02 novembro

Márcia RebeloMarketing Manager2 novembro 2021 4 minutos de leitura

Uma das atividades mais importantes de uma empresa é a gestão das compras e dos fornecedores. Já lá vai o tempo em que o fator mais importante na escolha dos fornecedores era o preço. Atualmente, os empresários também valorizam outros aspetos no momento de avaliação dos possíveis parceiros, de modo a garantir a máxima qualidade do produto ou serviço.

Qual é a importância dos fornecedores?

Os fornecedores têm um papel fundamental nas organizações, visto que integram a supply chain ou cadeia de abastecimento. São eles que ditam o sucesso do seu negócio, atuando como parceiros, ao influenciar diretamente na satisfação dos seus clientes. Os fornecedores devem assegurar a entrega do produto ou serviço no menor tempo possível e idealmente ao menor preço.

Por estas razões, torna-se imprescindível investir numa relação de proximidade, confiança e transparência com o fornecedor, de forma a orientá-lo de acordo com a missão, visão e estratégia do negócio.

O que é a gestão de fornecedores?

A gestão de fornecedores é o processo de organização de todas as atividades que envolvam compras por parte da empresa. Além da seleção dos fornecedores, este processo também envolve o acompanhamento de inventários e o desenvolvimento de uma política de compras adequada.

Como escolher os fornecedores?

Tal como referido, o ideal é escolher os seus fornecedores tendo em conta o seu custo-benefício atendendo às suas necessidades. Assim, alguns dos critérios de seleção dos melhores fornecedores englobam:

  • Preço;
  • Localização;
  • Cumprimento dos prazos de entrega;
  • Qualidade na prestação do serviço;
  • Gama e disponibilidade do produto;
  • Flexibilidade de pagamento ou para alterar especificações;
  • Processo e suporte pós-venda;
  • Experiência do fornecedor no mercado;
  • Certificações do produto;
  • Cumprimento das normas ambientais, de segurança e de saúde.

Como fazer a gestão dos fornecedores?

A tecnologia é a maior aliada da gestão de fornecedores. Recorrendo a soluções integradas é possível automatizar processos essenciais da sua empresa que são elementares na gestão de fornecedores.

Um software de gestão permite um maior controlo e em tempo real das contas correntes de fornecedores através do extrato do fornecedor que detalha todos os movimentos registados, sendo também possível consultar o que está pendente de pagamento.

Com a ajuda do robot inteligente, o Cloudware Business possibilita o arquivo, registo e a classificação automática das faturas de compra e despesa. Em alternativa, é possível a importação do registo das mesmas diretamente do portal E-fatura, simplificando o processo. Quando os documentos de compra (faturas, notas de crédito, entre outros) são introduzidos no programa ao longo do tempo, fica com uma visão gráfica global dos gastos da empresa. Tal ajuda no acompanhamento da evolução do negócio enquanto controla melhor os gastos da sua empresa.

Outra vantagem é a inteligência do programa em compreender e gerar quais os produtos que precisam de ser adquiridos, com base no histórico de consumos e na margem de segurança definida, facilitando a gestão de stocks em tempo real. Isto traduz-se em praticidade e agilidade na gestão do dia a dia da sua empresa, tornando o processo da emissão dos artigos em ponto de encomenda mais rápido e intuitivo.

A informação relativa às aquisições realizadas também fica disponível e pode ser consultada a qualquer momento, gerando uma importante base de dados para a gestão. Utilizando a secção de stocks ativos, o registo das compras permite automatizar a criação do inventário final a comunicar à Autoridade Tributária.

O programa permite ainda registar as guias de transporte para posteriormente as transformar em faturas de compra. As guias de devolução, que têm de ser obrigatoriamente comunicadas à Autoridade Tributária ao acompanhar a carga, são emitidas e comunicadas às Finanças diretamente a partir do software.

Tenha a informação concentrada num único local, com processos automatizados, experimentando, de forma gratuita e sem compromissos, o software Cloudware Business. Dê um passo em frente na gestão eficaz dos seus fornecedores e beneficie de todas as vantagens do melhor sistema integrado de faturação e contabilidade online, clicando aqui.