< Voltar

O seu software de gestão está preparado para os novos desafios?

14 Fevereiro

Cláudio CarneiroBusiness Manager14 Fevereiro 2020 4 minutos de leitura

A importância da utilização de um software de gestão integrado, como garantia da qualidade e fiabilidade da informação das empresas

O crescente acesso a informação por parte da Autoridade Tributária requer uma maior atenção dos empresários, considerando a consistência, fiabilidade e qualidade da informação contabilística e fiscal das empresas.

O Big Brother fiscal está cada vez mais ampliado e, por essa via, a máquina fiscal mais oleada.

Desde 2013, com a obrigação de comunicação das faturas à Autoridade Tributária, o número de empresas que emite fatura mais do que duplicou, de 420 mil para 920 mil.

Como consequência da análise das faturas comunicadas mensalmente pelas empresas, a Autoridade Tributária está a notificar os contribuintes com discrepâncias nas declarações do IVA.

Este ano, pela primeira vez, será obrigatória a entrega dos registos da contabilidade, também por ficheiro SAF-T, para preenchimento da Declaração Anual.

A informação da contabilidade será, assim, confrontada com os registos do e-fatura, alargando a análise consolidada da informação da empresa.

A informação da sua empresa está repartida? O Fisco vai analisar a sua faturação e a sua contabilidade!

A larga maioria das PME, que recorre a serviços externos de contabilidade, com um software tradicional, fica sujeita à descentralização da informação em diferentes sistemas - o sistema de faturação da empresa, o sistema externo do gabinete de contabilidade, para o processamento de salários e para a contabilidade.

Esta separação da informação origina falhas, dificuldades de análise e lacunas na informação fundamental de suporte à gestão e decisão. Estas falhas na consolidação da informação serão detetadas no momento do reporte ou, mais tarde, em ações de inspeção.

Os sistemas integrados de gestão na web vieram resolver este problema. Para além da simplicidade de utilização e menores custos, evitam instalações locais e estão sempre atualizados, apresentando como vantagem fundamental a possibilidade de trabalhar a partir de qualquer local.

Os softwares de gestão integrada são a garantia da informação exata e em tempo real!

Se pensarmos que as empresas comunicam diariamente as mercadorias que transportam, mensalmente a sua faturação, anualmente os inventários que detêm e, a partir do próximo ano, o ficheiro SAF-T com a contabilidade de cada exercício, logo percebemos o grau de conhecimento que a Autoridade Tributária tem, e terá, das empresas, dos seus negócios e da sua informação contabilística e fiscal.

Com toda esta informação, a Autoridade Tributária despoleta inúmeros mecanismos de cruzamento de informação e de análise de big data e comparação estatística por setor de negócio e geografia, permitindo a deteção das empresas que fogem aos padrões normais. Daí até ao lançamento de inspeções e de mecanismos de cobrança, mais ou menos amigáveis, é um curto passo.

O futuro passa, sem dúvida, pela utilização de softwares de gestão integrada, que agreguem todos os dados processados - desde a faturação às compras, dos salários à contabilidade, aportando eficiência aos processos de trabalho e fiabilidade aos dados e informação, que passam a estar na esfera de controlo da empresa, envolvendo todos os interlocutores num trabalho partilhado - do processador de faturas ao gestor, do empresário ao contabilista.

Assim se garante informação útil, completa, exata e em tempo real, que permite aos gestores e empresários tomar decisões de forma rápida e assertiva.

Descubra o mais completo software de gestão online para empresas e empresários.

O Cloudware Business é um software de gestão integrado, 100% cloud, que lhe permite gerir a seu negócio em qualquer lugar, a qualquer hora.

Com todos os módulos e funcionalidades de que precisa, o Cloudware Business permite simplificar a gestão da sua empresa, através de processos automatizados e inteligentes.

Da faturação à gestão das compras e despesas, do controlo das contas correntes à informação atualizada da tesouraria e dos impostos a pagar, do processamento de salários à contabilidade e gestão de ativos, o Cloudware Business integra toda a informação e espelha a evolução da empresa ao longo do tempo, num sistema simples de utilizar por empresários e contabilistas.

Com o Cloudware Business, os empresários têm a garantia de utilização de um sistema de gestão e contabilidade online, sempre atualizado, certificado pela Autoridade Tributária com o selo SVAT.

Experimente o Cloudware Business, durante 30 dias, sem qualquer compromisso, clicando aqui!