< Voltar

Processamento de salários eficaz, rápido e intuitivo

09 novembro

Isabel SousaQuality Assurance Analyst9 novembro 2021 4 minutos de leitura

O processamento de salários é uma tarefa mensal comum a todas as empresas cujo objetivo é o registo dos montantes que os colaboradores e órgãos sociais recebem mensalmente. No entanto, o seu correto processamento pressupõe o cumprimento de todas as obrigações legais e fiscais.

Desta forma, esta tarefa é morosa e complexa quando realizada manualmente sem o apoio de ferramentas de gestão. Assim, a opção por soluções de software permite otimizar e agilizar todo o processo levando a ganhos de eficiência.

Como se processam os salários?

O processamento de salários tem por base informação essencial como:

  • Dados do colaborador;
  • Mês de processamento;
  • Número de dias úteis do mês;
  • Dias trabalhados;
  • Contribuições para o Estado – TSU e IRS;
  • Subsídio de alimentação e subsídios de férias e Natal.

Pode ainda incluir comissões, prémios, ajudas de custo, entre outros rendimentos variáveis.

Assim, o processamento salarial assenta habitualmente em três passos:

  1. Processamento do salário e outras retribuições dependendo do mês correspondente;
  2. Processamento das retenções e respetivo envio das Declarações de remunerações à Autoridade Tributária e à Segurança Social;
  3. Pagamento de vencimentos.

Automatização do processamento salarial com recurso a soluções de software 

Nesta nova era digital é imperativo o recurso a softwares para diminuir a carga administrativa e libertar recursos para outras tarefas e funções de maior agilidade e rigor. Assim, o recurso a softwares para realizar o processamento de salários aumenta a produtividade e a eficácia das operações.

A solução de processamento salarial do Cloudware Business torna mais rápido e seguro o processamento de remunerações e contribuições. É tão intuitivo que, em poucos segundos, permite o processamento de forma automática.

Melhorar o processamento de salários da sua empresa está ao seu alcance e é cada vez mais um aspeto fundamental para acompanhar o ritmo da inovação tecnológica.

Interoperabilidade com colaboradores

Com a solução Cloudware Business os colaboradores têm acesso à sua Área de colaborador na empresa, onde podem aceder aos seus recibos de vencimento, marcar férias e registar despesas a serem aprovadas pelo empresário. Os recibos de vencimento para além de serem enviados para a Área de colaborador da plataforma, podem ser enviados diretamente para o email do colaborador ou para a empresa.

As declarações anuais de rendimentos tal como os recibos de vencimento podem ser enviadas por email para o colaborador e/ou para a empresa.

Geração de Declarações de remunerações e envio de Guias de pagamento de impostos e contribuições

As declarações de remuneração a entregar à Autoridade Tributária (DMR) e à Segurança Social (DMR – SS) são geradas automaticamente com a finalização de todos os processamentos para o mês em questão e podem ser enviadas diretamente pela plataforma. Após o envio das Declarações ficam disponíveis as Guias de pagamento de impostos e contribuições oficiais que podem ser enviadas por email para se proceder ao respetivo pagamento.

Geração de ficheiros bancários de pagamento

Na ficha do colaborador é possível parametrizar a forma de pagamento do vencimento assim como do subsídio de alimentação. A forma de pagamento definida fica visível no Recibo de vencimento do colaborador. É possível gerar os ficheiros bancários de pagamento e enviar os respetivos ficheiros por email à empresa diretamente pela plataforma.

Geração de folha de férias à seguradora 

Na ficha do colaborador é possível indicar a seguradora e o número de apólice correspondente. Assim, após a realização do processamento salarial, é possível gerar e enviar a Folha de férias à seguradora.

Está convencido?

Descomplique e poupe tempo com o módulo de salários do Cloudware Business e tenha acesso facilitado ao processamento e pagamento das remunerações dos seus colaboradores!

Ainda não conhece o mais completo software de gestão e contabilidade online para empresas e empresários? Experimente já, durante 30 dias, sem qualquer custo ou compromisso clicando aqui.