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Como usar o Whatsapp Business no seu negócio

O Whatsapp Business pode ser uma mais-valia para as empresas e negócios, ao criar um novo canal de contacto direto com o seu público. Além de uma interação mais pessoal e imediata, torna possível um melhor serviço de atendimento ao cliente, ao permitir a resposta às dúvidas e questões dos clientes em tempo real, a marcação de consultas ou mesmo o tratamento de encomendas.

O que é o Whatsapp Business?

À semelhança de redes sociais como o Facebook, Instagram e LinkedIn, a aplicação de comunicação e mensagens instantâneas tem também uma versão pensada para as pequenas e médias empresas: o Whatsapp Business.

Nas situações em que a agilidade da resposta via Messenger do Facebook ou Direct Messages do Instagram não é a melhor, utilizar o Whatsapp Business pode ser a solução, aumentando o reconhecimento da marca e a confiança dos clientes.

Ao utilizar um perfil empresarial, é possível enviar notificações, vídeos de demonstração de produtos, automatizar respostas e mensagens de suporte, e muito mais. Para tal, apenas necessita de instalar a app, configurar um perfil Business e associar o número comercial do seu negócio ao Whatsapp Business. Tudo isto sem qualquer custo!

Ao configurar o perfil comercial deve preencher todas as informações, nomeadamente, adicionar uma descrição da sua empresa, a morada, o horário de atendimento, o e-mail e os URLs do website e redes sociais, permitindo aos seus clientes interagir através de outras opções.

Porquê utilizar o Whatsapp Business no seu negócio?

O Whatsapp Business apresenta algumas vantagens na sua utilização, das quais se destacam:

1. Proximidade com o cliente

O Whatsapp é a terceira rede social mais utilizada em Portugal, representando 61% da população, por isso, é bastante familiar entre os portugueses. Deste modo, os consumidores sentem-se confortáveis em contactar empresas por esta via, e de forma privada, aproximando-os das marcas. Através da configuração de mensagens automáticas e perguntas frequentes, é garantida a tão desejada rapidez nas respostas que os clientes valorizam. É de salientar que as conversas são encriptadas pelo Whatsapp, pelo que a privacidade dos clientes é sempre mantida em segurança.

A versão empresarial permite a criação de um catálogo de produtos para expor os seus produtos, atuando como uma montra virtual. No catálogo é possível fornecer informações como preços, descrições, quantidades disponíveis, entre outros. Assim, pode ser utilizado para receber encomendas ou pedidos de forma fácil e instantânea. É particularmente útil para aqueles negócios que não detêm uma loja online funcional.

3. Organização facilitada por etiquetas

O Whatsapp Business possibilita a utilização de etiquetas personalizadas de modo a organizar e classificar os seus contactos e mensagens, diferenciando-os por cores. Desta forma, pode organizar os contactos de acordo com o critério que desejar, como por exemplo, classificar segundo o estado das suas encomendas ou por categoria de produto.

4. Atendimento ao cliente simplificado

Atuando como um canal de interação com o cliente, o Whatsapp Business admite um atendimento facilitado aos clientes, onde podem ser expostas e esclarecidas perguntas e dúvidas ou tratar de reclamações sobre os produtos ou serviços que presta.

5. Estado do Whatsapp como meio de divulgação

O Estado do Whatsapp é idêntico ao formato Stories de algumas plataformas do grupo Meta, ficando igualmente expostos durante 24 horas. Esta funcionalidade pode ser particularmente interessante de ser explorada pelas empresas por forma a comunicar campanhas de vendas, novidades sobre os produtos ou atualizações dos serviços, estimulando a interação do cliente.

Quando chegar o momento de faturar, ter um programa de faturação eficiente que apoie as suas tarefas de gestão, como o POS Cloudware, dita o sucesso de qualquer negócio.

Além de acompanhar a evolução da receita em tempo real, pode controlar os stocks dos seus produtos e gerir os pedidos e as encomendas de forma eficaz, mantendo toda a informação atualizada e evitando enganos ou erros. Esta solução online possibilita ainda analisar o volume de faturação por períodos, por produtos ou categorias de produtos e, se necessitar de agregar a informação de todos os pontos de venda, sejam eles físicos ou online, também o pode fazer.