O e-commerce, ou comércio eletrónico, veio para ficar e vai continuar a crescer a um ritmo acelerado. Devido ao aumento do hábito de consumo em lojas online, os clientes estão cada vez mais exigentes. Por isso, as empresas devem conseguir proporcionar uma agradável e diferenciada experiência de compra online, seja através de uma boa usabilidade e navegação intuitiva ou da simples e facilitada concretização da compra.
De facto, a presença online e a estratégia digital dos negócios requer respostas rápidas e adaptações permanentes por parte dos empresários, uma vez que o comportamento do consumidor e os seus hábitos de compra alteram ao longo do tempo, seja por novas necessidades, tendências ou tecnologias que surgem, tais como as que apresentamos ao longo deste artigo.
1. Estratégia omnichannel
Tirar uma dúvida através das redes sociais, realizar uma compra na loja online, enviar o pedido para casa e devolvê-lo numa loja física são ações expectáveis pelos consumidores e por isso tidas como totalmente normais hoje em dia. A isto se chama de estratégia omnicanal, ter vários canais de venda disponíveis, como lojas físicas e loja online, e diferentes meios de comunicação, como as redes sociais, chatbots e outros, sincronizados, que respondem às necessidades dos clientes e correspondem aos seus hábitos de consumo. Além disso, é importante que ofereçam a mesma experiência de compra, independentemente do meio em que é efetuada, com vista a sua personalização.
Basicamente uma estratégia omnicanal oferece uma experiência completa onde, com a presença em vários canais ao mesmo tempo pelo consumidor, exige uma coordenação entre todos.
Cabe assim aos negócios adaptarem-se e acompanharem os novos hábitos do seu público alvo e ao aparecimento de novos canais e meios de interação. De ressalvar a importância de ter e manter um meio eficaz de comunicação e relacionamento com os clientes, seja através das mensagens diretas das redes sociais, do chatbot da loja online ou através do WhatsApp. A facilidade de comunicação, o tempo de resposta e a resolução de possíveis problemas são fatores relevantes que impactam a reputação e imagem da empresa e, por isso, estimulam a fidelização dos clientes.
2. Mobile friendly
Se os smartphones são os aparelhos mais utilizados por todos nós, de forma constante e para fazer tudo, saiba que o volume de compras online através de apps móveis tem aumentado ano após ano e e assim vai continuar. A sua loja online deve estar, por isso, preparada para a realidade mobile e ser capaz de fornecer uma boa experiência de compra, tendo em conta as necessidades e preferências dos seus clientes. Neste sentido, investir na experiência do utilizador é vital, pois se esta não for agradável, o cliente ficará frustado e provavelmente não volta a tentar comprar no seu e-commerce. A experiência online dos clientes é de extrema importância e dita mesmo o sucesso do seu negócio no ambiente digital.
3. Inteligência artificial
A inteligência artificial está presente no dia a dia dos consumidores. No setor do e-commerce esta tecnologia tem um papel cada vez mais decisivo. Através de algoritmos inteligentes, a inteligência artificial torna as experiências de compra personalizadas aos clientes, ao prever o seu comportamento e sugerir ofertas que levem a comprar mais. Esta tecnologia executa operações muito mais rápido, consegue trabalhar com uma enorme quantidade de dados e fazer análises e configurações em tempo real.
A personalização da experiência de compra pode ser feita através da apresentação inteligente de produtos que correspondem ao perfil e pesquisas do cliente, do seu atendimento personalizado via chatbot, do relacionamento com a empresa através do e-mail marketing de acordo com as suas ações, como no caso do carrinho abandonado, ou da definição de preços automáticos aos produtos com base na oferta existente no mercado. A automação destas operações por meio da inteligência artificial permite reduzir significativamente os custos de implementação e manutenção do e-commerce, personalizar o atendimento e relacionamento com o cliente, melhorar a experiência de compra, aumentar a taxa de conversão e claro, fidelizar clientes.
4. Chatbot
Como mencionado anteriormente, a integração de chatbots no seu negócio de e-commerce é uma tendência por ser sempre vantajoso para a empresa. O chatbot permite que exista um canal de comunicação sempre ativo, disponível 24h por dia, 7 dias por semana, que responde automaticamente às dúvidas dos clientes, independentemente do local onde se encontram ou do fuso horário, sem necessidade de intervenção humana. Desta forma, não só consegue responder ao imediatismo que os consumidores tanto procuram, como assume um papel de assistente pessoal e consegue aumentar a taxa de conversão da sua loja online por incentivar a compra.
5. Realidade aumentada
A realidade aumentada é uma tendência que revoluciona totalmente a experiência de compra, tornando-a mais envolvente e interativa. Esta tecnologia integra o mundo real com imagens, sons ou outros elementos virtuais gerados por computador.
A apreciação dos consumidores pela realidade aumentada é muito positiva, tanto que 71% dos clientes afirmam que comprariam mais se o comércio a retalho utilizasse a realidade aumentada. Tal representa uma grande oportunidade de diferenciação e vanguarda tecnológica, uma vez que apenas uma curta percentagem de negócios de e-commerce têm implementada a realidade aumentada nas suas lojas online.
6. Marketplaces
O marketplace é uma plataforma de vendas online que reúne várias marcas no mesmo local. É uma forma muito fácil de começar a vender online sem ter de tratar de antemão da estrutura operacional e mecanismo de venda. Apenas tem de se registar como vendedor, colocar os seus produtos e respetivas características no catálogo e definir um preço. Em troca, estas plataformas cobram uma comissão sobre os produtos vendidos.
Neste sentido, os marketplaces estão cada vez mais mais em voga por serem uma excelente alternativa às lojas online exigindo um baixo investimento inicial. Desta forma, o empresário consegue vender os seus produtos no ambiente digital, criar campanhas e oportunidades de negócio fazendo-o crescer.
Gestão de vendas online eficiente
Tal como nas lojas online, é essencial recorrer a tecnologia que facilite a gestão diária do negócio. Através de um programa de faturação online e flexível - Cegid Cloudware POS - além de gerir as vendas e agrupar a faturação dos vários canais de venda, offline e online, integra com diversas plataformas de e-commerce - Shopkit, Shopify, WooCommerce, Lojas Online CTT e Jumpseller.
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