Voltar

Gestão de Empresas: 5 tendências para 2022

O cenário empresarial revela novos desafios e novidades para 2022. Apesar da pandemia covid-19 ter realçado algumas práticas que vieram para ficar, cabe às empresas e empresários acompanhar esta evolução, por forma a garantir uma gestão adequada e eficaz do negócio e com vista a um crescimento sustentável. Deste modo, destacam-se algumas tendências que se têm vindo a evidenciar em vários setores de atividade, incluindo na gestão de empresas.

1. Modelo de trabalho híbrido

Nos últimos dois anos, as empresas viram-se forçadas a adaptar-se ao teletrabalho. Como muitas delas não sentiram que este fator tenha influenciado negativamente o rendimento dos colaboradores, a adoção permanente de um regime em teletrabalho é uma nova realidade. Em alternativa, grande parte das empresas optaram pelo modelo de trabalho híbrido, de modo a continuar a estimular o convívio pessoal no escritório, que também é visto como um aspeto importante na ótica de muitos empresários.

Esta nova realidade apresenta algumas vantagens, quer para os colaboradores, na medida em que conseguem ter mais flexibilidade e tempo útil, quer para as empresas, uma vez que existe uma redução dos custos associados a estes modelos de trabalho.

2. Mobilidade

Este é um fator que também ganhou extrema importância nos últimos tempos. Conseguir realizar as suas tarefas em qualquer lugar e gerir a sua empresa à distância de um click nunca fez tanto sentido. Existem programas integrados de gestão, ou sistemas de enterprise resource planning (ERP), que funcionam totalmente online, dando toda a margem e flexibilidade aos empresários de conseguirem tratar da faturação, gestão e contabilidade onde e quando quiserem.

Além da mobilidade, estes sistemas permitem concentrar toda a informação de uma empresa num só local com acesso a múltiplos utilizadores, possibilitando desta forma trabalhar conjuntamente com o contabilista ao enriquecer os dados mutuamente.

3. Inteligência artificial

A inteligência artificial é uma tecnologia cada vez mais utilizada na gestão de empresas, sobretudo em sistemas de ERP, e por isso uma das tendências para este ano. Ao recorrer a este tipo de tecnologias inteligentes, os ERP passam a ser capazes de executar tarefas no lugar dos seres humanos de forma automática, rápida e sem erros. Tal não significa que estes surgem para substituir o trabalho do empresário, mas sim para complementar, auxiliar e, principalmente, facilitar as tarefas morosas e repetitivas. Desta forma, é possível aumentar a produtividade, economizar tempo e impulsionar os resultados comerciais.

O nosso ERP – Business – contraria os programas de gestão convencionais. Este tem a capacidade de aprender com base no histórico das operações dos utilizadores, recorrendo a mecanismos de inteligência artificial e machine learning. Deste modo, permite recolher o máximo de informação possível para, posteriormente, fazer previsões e melhorar constantemente e automaticamente as operações, por forma a auxiliar o empresário e as suas decisões.

4. Digitalização

A flexibilidade em aceder e consultar documentos a partir de qualquer lugar através de dispositivos móveis como o telemóvel, é uma necessidade cada vez acentuada. Com a evolução tecnológica e a transformação digital, o fim do papel é uma tendência que passará a fazer parte do dia a dia dos empresários, conseguindo guardar todos os documentos online, de forma segura e organizada, num único local. Assim, possibilita ao empresário economizar tempo na procura por documentos em pastas intermináveis, e dinheiro, sobretudo com material de escritório, impressão e espaço físico de arquivo.

5. Sustentabilidade

A digitalização acima mencionada permite a concentração de todos os documentos das organizações na clouddiminuindo drasticamente o consumo do papel, de impressões e a consequente poluição com documentos obsoletos. Com estes simples passos, é possível contribuir para a sustentabilidade das organizações.

Software ERP como solução de gestão de empresas flexível

Um software de gestão com soluções integradas permite-lhe automatizar processos essenciais da sua empresa que são imperativos na gestão do seu negócio. O Business é 100% online, isto significa que tem a informação à sua disposição em tempo real, possibilitando gerir a sua empresa onde e quando quiser.

Da faturação ao registo inteligente das compras e despesas, do controlo das contas correntes com fornecedores à informação atualizada da tesouraria e dos impostos a pagar, do processamento de salários à contabilidade, o Business integra toda a informação atualizada, numa lógica de trabalho colaborativo entre empresários e contabilistas.

Dê um passo em frente na gestão do seu negócio e beneficie de todas as vantagens do melhor sistema integrado de faturação e contabilidade online, experimentando o Business gratuitamente e sem compromissos clicando aqui.