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Redes Sociais: como utilizá-las no seu negócio

As redes sociais têm um grande impacto nos negócios e são capazes de potenciar as vendas, sendo um dos melhores canais de divulgação.

Em Janeiro de 2021, contabilizavam-se em Portugal mais de 7 milhões de utilizadores ativos nas redes sociais, o equivalente a 76,6% da população, número que disparou para mais de 8 milhões, ou seja, 83,7% dos portugueses, em Fevereiro de 2022. Além disso, e tendo em consideração de que cada utilizador passa, em média, aproximadamente 2h30m por dia nas redes sociais, as estatísticas dão-nos conta do enorme potencial que estas representam para o mundo empresarial. Caso ainda esteja na dúvida se deve ou não apostar mais nestas plataformas a favor do seu negócio, este artigo é para si.

Com os consumidores constantemente conectados e online, as empresas têm vindo a reconhecer cada vez mais a importância das redes sociais e o seu impacto. Por esse motivo, passaram a ocupar um grande papel na estratégia de marketing das empresas ao atuar como um canal de comunicação adicional e uma oportunidade de aproximação por parte das organizações.

Deste modo, surge o marketing de redes sociais, ou social media marketing, que se foca em tirar o máximo partido das redes sociais para criar e partilhar conteúdo que, mesmo que não tenha carácter promocional nem promova diretamente a venda, é útil para os potenciais clientes e fará com que estes se lembrem da marca quando tiverem necessidade de comprar algum produto, ocupando o seu top of mind.

Qual a importância das redes sociais?

As redes sociais surgiram para possibilitar a conexão social e aproximar as pessoas, facilitando a comunicação. Atualmente, são também essenciais para o entretenimento, criação de comunidades, fortalecimento de nichos e network.

Em Portugal, no Top 5 das redes sociais favoritas, o Instagram ocupa o primeiro lugar, seguido do Facebook, Whatsapp, TikTok e, por fim, o Facebook Messenger.

Qual a importância das redes sociais para as empresas?

Olhando novamente para as estatísticas, 55% dos portugueses acompanha a atividade de marcas e empresas. Ao seguirem, os potenciais clientes estão a dar oportunidade para que essas empresas comuniquem com elas. Por isso, as marcas devem aproveitar da melhor forma e interagir com o seu público!

Estas plataformas são a principal abordagem de marketing das empresas uma vez que permitem uma comunicação imediata e direta e resultam ainda numa fonte de informação credível para os consumidores, pois surgem como um meio de obterem feedback e partilhas de outros clientes, através o word of mouth ou boca a boca.

Quais os motivos que levam as pessoas a seguir páginas empresariais nas redes sociais?

De acordo com diversos estudos, são vários os benefícios percecionados pelas pessoas ao seguir páginas de empresas nas redes sociais, entre eles:

  • Gostar e apoiar a marca;
  • Ter interesse pela área de atuação;
  • Aceder a informação e atualizações;
  • Acompanhar novas coleções;
  • Estar a par das novidades;
  • Acompanhar tendências;
  • Obter cupões e descontos.

Quais as vantagens das redes sociais para as empresas?

As redes sociais devem ser utilizadas para divulgar, de forma regular e consistente, conteúdo livre, útil e agregar valor, na ótica dos consumidores. Deste modo, destacam-se as seguintes vantagens da utilização das redes sociais nos negócios:

  • Aumentar a visibilidade;
  • Humanizar a marca;
  • Construir um relacionamento com o público e aproximar-se dele;
  • Melhorar o posicionamento da marca no mercado;
  • Aumentar a fidelidade à marca;
  • Estimular o engagement e a interação com a marca.

Além de tudo isto, as redes sociais ajudam a potenciar as vendas através Social Commerce, ao integrar um sistema de e-commerce nas próprias plataformas que está em constante evolução e adaptação. Neste sentido, é imprescindível acompanhar a evolução do negócio e os seus valores nos períodos desejados, através de um programa de faturação como o cegid Cloudware POS, que também permita fazer um controlo de stocks eficaz, quer da sua loja online quer das suas lojas físicas.

Como utilizar as redes sociais em páginas empresariais?

Seguem-se 6 dicas que deve aplicar para ter sucesso nas redes sociais da sua empresa:

  1. Definir o seu público-alvo
    • Para que obtenha bons resultados, deve conhecer o seu público como ninguém. Informação como a idade, género, os seus gostos, necessidades, dificuldades, estilos de vida, entre outros, são essenciais para saber o que comunicar com eles e de que forma.
  2. Escolher os canais mais adequados
    • Após conhecer o seu público, tem de saber quais as plataformas que eles mais utilizam para marcar aí fortemente a sua presença. De salientar que deve priorizar essas redes sociais e consolidar a sua estratégia. Não vale a pena ter uma conta em todas as existentes se o seu público estiver mais presente em três delas, por exemplo, pois a sua manutenção exige recursos de tempo e dinheiro.
  3. Criar conteúdo relevante
    • Só através da informação que tem do seu público-alvo, conseguirá partilhar conteúdo que seja realmente valioso para ele. Coloque-se no lugar dele, questione-se o que gostaria de ver e crie esse conteúdo.
  4. Planear publicações
    • Ter um plano e um calendário de conteúdo mensal, bimestral ou trimestral que facilite a concretização da estratégia, é essencial para conseguir cumprir a frequência de publicações. Ao fazê-lo, o número de seguidores aumentará gradualmente, visto que os próprios algoritmos das redes sociais beneficiam o alcance das páginas que são regulares nas suas publicações.
  5. Acompanhar resultados
    • Deve manter-se a par dos resultados obtidos em cada publicação e analisar métricas como o número de cliques, o alcance, os conteúdos mais vistos e o número de visitantes, para saber quais os conteúdos que resultam melhor e são mais eficazes para o seu público e afinar a estratégia.
  6. Construir estratégias para cada rede social
    • Cada rede social tem características e perfis diferentes e até mesmo o público que está numa rede social não é o mesmo que está na rede social vizinha. Neste sentido, deve ter estratégias adaptadas a cada uma, ainda que alguns dos conteúdos sejam semelhantes.