Como comunicar a série de faturação
Comunique a série de faturação às Finanças de forma rápida. É obrigatório!
A partir de 1 de janeiro de 2023, todas as faturas passam a ter que apresentar o código único de documento (ATCUD), que resulta da junção do código de validação da série de faturação com o número sequencial do documento na série.
Antes de emitir qualquer fatura, é obrigatório comunicar previamente a série de faturação à Autoridade Tributária, de modo a obter o código de validação a integrar no respetivo ATCUD.
Pode incluir o ATCUD nas faturas antes de 1 de janeiro de 2023, pelo que as séries em utilização em 2022 podem ser comunicadas e os respetivos códigos de validação incluídos no respetivo ATCUD. Pode igualmente comunicar ainda em 2022 as séries que pretende utilizar em 2023, de forma a ficar preparado para a emissão de documentos logo a partir do dia 1 de janeiro de 2023.
Valide a série de faturação
- A série com o identificador / prefixo correspondente ao ano em curso está ativa para todos os tipos de documento e disponível para utilização.
- Para editar as configurações da série, aceda em menu Empresa, siga a opção Configurações > Séries de documentos e clique em Editar.
- Percorra o assistente e preencha ou edite os campos do Prefixo, Descrição, Modelo de impressão, entre outros.
- Pode optar por criar séries de faturação adicionais, acedendo ao botão Mais (apresentado no canto superior esquerdo do ecrã) e clicando em Criar série.
Comunique a série de faturação
- Clique em Comunicar séries no assistente de configuração. Tome nota que a comunicação da série de faturação deve ser realizada antes de emitir a primeira fatura.
- Avance para o passo seguinte e selecione as séries de faturação a comunicar.
- Valide o NIF da empresa e preencha a senha de acesso ao Portal das Finanças.
- Para concluir, clique em Comunicar.
Será obtido um código de validação para cada um dos tipos de documento ativos na série.