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Abrir um restaurante: tudo o que precisa de saber

Está a pensar em abrir um restaurante? O setor da restauração pode ser exigente e ter elevado risco associado. No entanto, também é uma área com bastante potencial e, por isso, muito procurada.

Em Portugal, é muito comum ter refeições fora de casa pelo menos duas vezes por semana, em média, não incluindo o recurso a serviços de take away e plataformas digitais de entrega de comida. Adicionalmente, e graças ao turismo, esta área de negócio está novamente em expansão, após a quebra decorrente da pandemia e dos confinamentos.

Neste artigo explicamos tudo que precisa de saber para abrir um restaurante:

1. Definir o tipo de restaurante

Este é o ponto de partida para todas as decisões a tomar a seguir. Deve começar por analisar o mercado e as necessidades, procurando preencher um nicho ou oportunidade ou optando pela diferenciação.

Para o ajudar a definir o conceito do seu restaurante, deve determinar:

  • Que tipo de comida vai servir? (Ex: restaurante típico português, restaurante mexicano ou restaurante vegano?)
  • Que serviços vai oferecer? (Ex: serviço à mesa, take away e/ou buffet?)
  • Qual o ambiente que idealiza? (Ex: com animação ao vivo ou formal?)
  • Que tipo de decoração vai adotar? (Ex: industrial, rústico ou artístico?)
  • Como vai funcionar a ementa? (Ex: ementa sazonal ou ementa fixa?)
  • Que bebidas vai disponibilizar? (Ex: além de águas, sumos e cerveja, também inclui cocktails, sangrias ou chás?)

2. Escolher a localização do restaurante

Sabendo já o tipo de restaurante e o ambiente que pretende, segue-se a escolha do local do restaurante, que é um ponto crucial para o seu sucesso. Para tal deve ter em consideração:

  • Qual é o valor da renda?
  • Optar por restaurante de rua ou de shopping?
  • Qual é o movimento da zona/shopping?
  • Que obras são necessárias fazer?
  • Existe estacionamento perto?
  • Qual é a área de cozinha e de serviço e sala do restaurante?
  • Quantos lugares tem o restaurante?

3. Criar a empresa

Caso necessite de criar uma empresa, pode fazê-lo online, através da Empresa na Hora, ou de forma tradicional, dirigindo-se à Conservatória de Registo Comercial da sua região.

Se se tratar de um trespasse de um negócio já existente ou se já tiver uma empresa constituída, deve ter em atenção que poderá ter de atualizar o objeto social e adicionar o código CAE respetivo.

4. Associar uma conta bancária ao restaurante

Como empresa com contabilidade organizada, é obrigatória a existência de, pelo menos, uma conta bancária afeta exclusivamente ao restaurante, que deve ser utilizada para o recebimento dos montantes dos clientes, o pagamento a fornecedores e prestadores de serviços, o pagamento dos salários e impostos e todos os outros movimentos com os seus sócios, como suprimentos, empréstimos e outros.

5. Gerir compras e despesas

No processo de abrir um restaurante, é essencial detalhar todas as despesas, tanto as que estão relacionadas com o investimento inicial bem como os custos fixos mensais do restaurante, no seu plano de negócios. Deve também prever quando é atingido o break-even point, momento a partir do qual o restaurante começa a ter lucro, e estimar o tempo que necessita para recuperar o valor total do investimento.

6. Ver opções de financiamento para o restaurante

Para abrir um restaurante ou qualquer negócio é sempre necessário um investimento inicial. Por este motivo, procurar financiamento é uma boa solução quando não se quer recorrer a empréstimos bancários. Assim, pode procurar financiamento junto das seguintes entidades para abrir o seu restaurante:

  • Microcrédito: alternativa ao tradicional crédito bancário;
  • Apoios IEFP: com acesso a linhas de crédito como Microinvest e Invest+;
  • FINICIA: financiamento para jovens empresários;
  • Crowdfunding: financiamento colaborativo online;
  • Portal dos incentivos.

8. Contratar um Contabilista Certificado

Para questões contabilísticas e fiscais tem de contratar um Contabilista Certificado. Não só para assegurar o cumprimento de todas as obrigações fiscais e legais existentes, como também para o apoiar na gestão no negócio em tarefas como a comunicação dos contratos de trabalho à Segurança Social, a validação das faturas da empresa e outros movimentos, a organização dos documentos fiscais e contabilísticos, a entrega das declarações, o envio de todos os impostos a pagar, entre outros.

7. Ter um programa de faturação certificado e POS

Para abrir um restaurante e começar a receber clientes, é obrigado a ter um sistema de emissão de faturas certificado pelas Finanças que cumpra as suas exigências de certificação.

Neste sentido, o iziBizi é um programa de faturação, gestão e contabilidade online integrado com as contas bancárias que permite convidar o seu contabilista a tratar das tarefas da contabilidade de forma centralizada.
Além disso, permite-lhe registar todas as compras e despesas do seu restaurante em segundos, através de uma fotografia da fatura, envio por e-mail para o sistema ou upload de ficheiros, passando desta forma a ter todas as faturas digitalizadas, guardadas de acordo com a lei e partilhadas com o contabilista em tempo real, na nuvem. Assim, não necessita de guardar as faturas em papel nem gastar tempo em idas periódicas ao escritório do seu contabilista.

Para gerir as salas e mesas do restaurante, fazer pedidos à cozinha, definir menus, dividir ou separar a conta dos clientes e gerar relatórios de consumos, é essencial recorrer a um programa de faturação como o Cegid Cloudware POS, como complemento, uma vez que se trata de um sistema online para ponto de venda que integra a informação no iziBizi em tempo real. Desta forma, consegue faturar ao balcão, no POS, ou junto às mesas, através do tablet ou do telemóvel, de forma sempre atualizada e sincronizada.

8. Contratar os seguros do restaurante

Não deve abrir um restaurante sem contratar obrigatoriamente alguns seguros para o proteger, como:

  • Seguro de acidentes de trabalho (obrigatório): para se proteger de acidentes de trabalho ocorridos com os colaboradores e possíveis reclamações de indemnização;
  • Seguro automóvel (obrigatório): para salvaguarda de danos causados a terceiros com os veículos afetos ao negócio;
  • Seguro de responsabilidade civil (obrigatório): para se proteger de danos causados a clientes e pela ingestão de alimentos ou intoxicação alimentar;
  • Seguro de multirriscos: para se salvaguardar em caso de incêndio ou inundação, e as montras ou esplanada ficarem destruídas;
  • Seguro de equipamento eletrónico: para se proteger em caso de avaria de equipamentos.

9. Pedir licenças para o restaurante

Para que evite coimas e cumpra com toda a legislação, tem de pedir licenças ou autorizações conforme o que quer incluir quando abrir o restaurante, entre as quais:

10. Assegurar a saúde e segurança alimentar do restaurante

Todas as empresas do setor alimentar que se dediquem a qualquer fase da produção, transformação, armazenagem ou distribuição de produtos alimentares têm de desenvolver o sistema HACCP. O HACCP é um sistema de segurança alimentar desenvolvido para identificar e controlar os perigos que podem surgir no processo de produção alimentar. O HACCP foca-se na prevenção de potenciais problemas que são críticos para a segurança alimentar, conhecidos como "pontos de controlo críticos", através da monitorização e controlo de cada etapa do processo. Para tal, antes de abrir um restaurante, deve procurar uma empresa que o auxilie na segurança alimentar.

11. Afixar informação obrigatória aos consumidores

O nome, o tipo de estabelecimento e a capacidade máxima são algumas das informações obrigatórias que devem estar bem visíveis no restaurante. No entanto, há outros dísticos que devem ser afixados no estabelecimento:

  • Preçário geral com IVA (obrigatório pelo menos em português);
  • Horário de funcionamento (obrigatório);
  • Número de câmaras de vigilância (obrigatório, se aplicável);
  • Sinalética de emergência (obrigatório);
  • Livro de reclamações (obrigatório);
  • Restrições de acesso (obrigatório);
  • Proibida a venda de produtos alcoólicos a menores (obrigatório);
  • Proibido fumar (obrigatório);
  • Número de animais admitidos (obrigatório, se aplicável);
  • Entre outros.