Voltar

Modelo 10: como preencher, quem entrega e quando

Em 2022, a declaração modelo 10 tem de ser entregue exclusivamente online, através do Portal das Finanças, até ao dia 25 de fevereiro. Saiba o que é a modelo 10, quem tem de entregar e como preencher esta declaração.

O que é a declaração modelo 10?

A modelo 10 destina-se a declarar à Autoridade Tributária (AT) os rendimentos sujeitos a imposto, isentos e não sujeitos, que não sejam ou não devam ser declarados na declaração mensal de remunerações (DMR), auferidos por sujeitos passivos de IRS residentes no território nacional, bem como as respetivas retenções na fonte.
Para além dos rendimentos atrás referidos, a declaração modelo 10 destina-se também a declarar rendimentos sujeitos a retenção na fonte de IRC, excluindo os que se encontram dela dispensados, conforme dispõem os artigos 94.º e 97.º do Código do IRC.

Quem tem de entregar a declaração modelo 10?

A modelo 10 deve ser apresentada pelas pessoas ou entidades, devedoras dos seguintes rendimentos a pessoas singulares, que não os tenham comunicado na DMR:

  • Categoria A (Trabalho dependente);
  • Categoria H (Pensões);
  • Categorias B (Rendimentos Empresariais e Profissionais), E (Rendimentos de Capitais), F (Rendimentos Prediais) e G (Incrementos Patrimoniais), sujeitos a retenção na fonte, ainda que dela dispensados.

Deve também ser apresentada pelas pessoas ou entidades:

  • Categoria E (Registadoras ou depositárias de valores mobiliários);
  • Devedoras de rendimentos sujeitos a retenção na fonte de IRC, que não se encontrem dela dispensados.

Qual é o prazo de entrega da declaração?

Regra geral, a declaração deve ser apresentada até ao dia 10 de fevereiro do ano seguinte àquele a que respeitam os rendimentos e retenções na fonte ou no prazo de 30 dias após a ocorrência de qualquer facto que determine alteração dos rendimentos anteriormente declarados ou implique, relativamente a anos anteriores, a obrigação de os declarar.
No entanto, em 2022, e por causa das adaptações ao calendário fiscal que foram aprovadas pelo Secretário de Estado Adjunto e dos Assuntos Fiscais, esta declaração deverá ser entregue até dia 25 de fevereiro. Por sua vez, o prazo de correção de eventuais erros corresponde a 30 dias após o dia da submissão online.

Como entregar a modelo 10?

Conforme descrito na Portaria nº 278/2021, a partir de janeiro de 2022, este modelo passa a ser obrigatoriamente entregue por transmissão eletrónica de dados (Internet), através do Portal das Finanças, pelos:

  • Sujeitos passivos de IRC, mesmo que sejam isentos;
  • Sujeitos passivos de IRS com rendimentos de categoria B;
  • Pessoas singulares que tenham pago rendimentos de trabalho dependente, embora não exerçam atividades empresariais ou profissionais, e que não tenham entregue a DMR.

As soluções Cloudware, quer o TOConline, para Contabilistas Certificados, como o Business, que responde às necessidades dos empresários, permitem o preenchimento de forma automática da declaração modelo 10 diretamente no programa bem como a sua submissão direta a partir do mesmo, de forma simplificada.