O sistema de Open Banking é uma tecnologia financeira que permite a partilha de dados e serviços entre instituições bancárias, de forma segura e completamente integrada, bastando que o cliente autorize a transmissão.
Com a entrada em vigor da nova Diretiva de Serviços de Pagamentos (PSD2), as empresas passam a ter permissão para prestar serviços de pagamentos de acordo com o cumprimento das devidas regras de segurança e autenticação do cliente.
Quais são os objetivos da PSD2 em relação ao Open Banking?
Esta Diretiva, incluída no ordenamento jurídico nacional através do Decreto-Lei n.º 91/2018, tem como principais objetivos:
- Contribuir para um mercado de pagamentos europeu mais integrado e eficiente;
- Simplificar as operações de pagamentos com um intermediário;
- Tornar os pagamentos mais seguros e mais eficientes, protegendo o consumidor e aplicando requisitos elevados de autenticação;
- Fomentar uma igualdade de condições entre prestadores de serviços de pagamento;
- Fortalecer os direitos dos consumidores;
- Promover a adoção de serviços de pagamento inovadores;
- Compilar toda a informação financeira no mesmo local;
- Beneficiar do Open Banking possibilitando escolher a interface onde os clientes fazem a gestão das suas contas de forma centralizada.
Como funciona a integração da informação bancária com o Open Banking?
Com a autorização do cliente, os bancos e prestadores de serviços de pagamentos passam a partilhar a sua informação bancária com terceiros. Estes intermediários, podem ser bancos ou quaisquer entidades devidamente autorizadas pelo Banco de Portugal ou Banco Central Europeu.
Deste modo, é possível apresentar uma visão global de todas as contas agregadas e dar início a operações a partir dessas mesmas contas, dando total poder ao cliente sobre a sua informação financeira de acordo com a sua autorização.
O que muda em relação ao Open Banking com a entrada da PSD2 em vigor?
Esta diretiva abre uma janela de oportunidade à integração das contas bancárias com os softwares de gestão e contabilidade, alterando a dinâmica e experiência de gestão financeira das empresas. Tal significa que:
- Os pagamentos de impostos, pagamentos a colaboradores e fornecedores são preparados no programa e enviados para o banco diretamente;
- A consulta aos movimentos bancários e a pesquisa do extratos é facilitada;
- A emissão de recibos de clientes é ainda mais simplificada;
- O acesso automático e facilitado aos extratos bancários de todas as contas, em qualquer banco, a partir do software passa a ser uma realidade;
- A reconciliação de todos os movimentos de forma automática e inteligente, independentemente da entidade bancária, é um facilitador da tarefa de reconciliação.
Quais as vantagens do Open Banking para gestão de empresas?
O iziBizi nasce como uma solução de Open Banking do Millennium bcp integrada em software de faturação cegid Cloudware Business, permitindo ter toda a informação bancária do negócio e os pagamentos integrados.
Assim, os empresários passam a beneficiar das seguintes vantagens:
- Pagamento das faturas a partir do software de gestão;
- Transferências bancárias e pagamento de serviços diretamente no programa de gestão;
- Recebimentos de clientes facilitados com inclusão de botão "Pagar" nas faturas;
- Pagamentos de salários e impostos diretamente no software;
- Consulta facilitada do extrato bancário de qualquer Banco integrado com os documentos;
- Previsão a 30 dias do fluxo de caixa;
- Consulta de NIB e IBAN sem sair do programa de gestão;
- Reconciliação inteligente de todos os movimentos.
Tenha acesso aos saldos e movimentos das contas de qualquer Banco a partir do mesmo local onde gere a sua empresa
O iziBizi é um sistema de gestão integrado, 100% na cloud, que possibilita gerir o seu negócio em qualquer lugar, a qualquer hora. Com todos os módulos e funcionalidades de que precisa, permite simplificar a gestão da sua empresa, através de processos automatizados e inteligentes.